O que causa a Sinusite?

Sinusite refere-se a inflamação das membranas que cobrem o interior dos seios. Os seios são cavidades ósseas (distribuídas em 4 pares) localizadas nos ossos da face (ver diagrama). Cada seio se comunica com a cavidade nasal através de pequenas aberturas, através das quais o muco produzido nos seios normalmente flui.

A inflamação da mucosa do sinus, também conhecido como rinossinusite, é geralmente causada por uma infecção bacteriana ou viral. Quando um vírus ou bactéria se espalha através de seios da face, a mucosa torna-se irritado e incha, o que pode obstruir os seios. O muco não é normalmente drenada em direção ao nariz e, neste ambiente fechado, os micróbios multiplicam-se livremente.

Sinusite : a compreensão de tudo em 2 min

A dor e a pressão no rosto, bem conhecido para as pessoas com sinusite, vem do acúmulo de muco dentro de sinus ou seio nasal.

Sinusite é uma condição comum, mas a sua prevalência é difícil de estimar. De acordo com alguns estudos, afeta entre 10% e 15% do population27, tanto para adultos como para crianças.

Nota. Cada seio possui um nome diferente dependendo de sua posição (veja o diagrama). Assim, de acordo com o infectado sinus, ele é chamado de sinusite frontal, maxilar, esquerda sphenoidal (se apenas um lado é afetado), etc.

Tipos de sinusite

A sinusite aguda. Ele não dura mais que 4 semanas e não se repetir mais de 3 vezes ao ano. Na maioria dos casos, ela tem uma infecção viral do trato respiratório superior, geralmente uma fria. No Canadá, de 0,5% a 2% das pessoas com um frio desenvolver sinusite.

Outras possíveis causas ou fatores

uma infecção bacteriana ou fúngica (por fungos);
alergia;
um abcesso dental que se espalha para os seios;
a poluição do ar;
pólipos nasais;
uma deflexão da parede nasal.
A sinusite crônica. A sinusite se torne crônica quando persiste além de 12 semanas (falamos de sinusite subaguda, entre 4 e 12 semanas). Se a sinusite aguda não respondem aos tratamentos habituais ou não é tratada, pode progredir para a sinusite crônica. Em geral, a cronicidade ocorre depois de várias crises de sinusite aguda (recorrente sinusite), mas, às vezes, uma sinusite aguda avança imediatamente para a cronicidade.

Mais frequentemente, a sinusite crônica é devido a alergias. Isso pode incluir alergias a animais de estimação, ácaros, pólen, fungos ou outras substâncias que causam a inflamação das paredes do nariz e dos seios nasais (ver rinite alérgica). Por exemplo, 50% a 80% das pessoas com sinusite crônica é alérgico ou tem rinite alérgica.28

Outros fatores podem estar envolvidos

tabagismo activo e passivo;
um sistema imunológico fraco;
fibrose cística;
anormalidade anatômica: uma forma anormal de pequenos canais, permitindo que os seios para comunicar-se com a cavidade nasal, ou um desvio do septo nasal;
pólipos nasais;
natação (irritação devido ao cloro);
nasal, o uso de cocaína;
o trauma de face, levando a obstrução de um ou mais seios;
a exposição a irritantes químicos (como o formaldeído);
o refluxo gastroesofágico não tratada (especialmente em crianças).
As Possíveis Complicações

Em casos muito raros, a infecção dos seios da face pode se espalhar para os olhos ou cérebro, o que pode causar os seguintes problemas: :

  1. meningite;
  2. um abscesso cerebral;
  3. tromboflebite das veias dos olhos;
  4. osteomielite dos ossos frontal (especialmente em crianças).

Além disso, não tratada ou sinusite crônica pode agravar distúrbios respiratórios em pessoas com asma, especialmente em crianças.