Sobre


Minas Gerais é um estado com grande extensão territorial, múltiplo, de paisagens diversificadas, processos históricos singulares e regiões culturalmente variadas, e Belo Horizonte - sua capital - se tornou uma síntese do Estado, espelhando e valorizando suas tradições e cultura, refletindo ao mesmo tempo, a modernidade e a tradição mineira.

Nascida como a primeira metrópole planejada do período republicano, Belo Horizonte é uma cidade que traz na inovação a sua principal marca. A capital que foi concebida da prancheta de arquitetos, artistas e urbanistas nacionais e estrangeiros, está sempre se transformando. E é por se reinventar todos os dias que ela continua sempre assim: uma cidade que se inova.

Visando incentivar os turistas e moradores a descobrirem esta Belo Horizonte que se renova a cada dia, que a Belotur apresenta um novo conjunto de ofertas e roteiros turísticos, que vão da fruição a cidade viva, com suas noites que acolhem os turistas e passeios que encantam. Os roteiros são portas abertas para conhecer Belo Horizonte e são um estímulo para que as pessoas vivenciem a cidade de forma diferenciada, sob novos olhares e perspectivas.

Belo Horizonte. Uma cidade que se inova. Visite e apaixone-se.

 
 

Pampulha: Marco do Modernismo – O Início de Niemeyer

Um dos principais cartões-postais de Belo Horizonte, a Lagoa da Pampulha, com 18 quilômetros de extensão, abriga em seu entorno o estádio de futebol Mineirão, o Mineirinho, a Fundação Zoobotânica, o Parque Ecológico da Pampulha, além do Conjunto Moderno da Pampulha – Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. O Conjunto Moderno da Pampulha, ícone da modernidade na arquitetura, que influenciou toda uma escola de criadores ao redor do mundo, é composto pelos prédios do Museu de Arte (antigo Cassino), Casa do Baile, Iate Tênis Clube, Igreja de São Francisco de Assis, todos construídos quase simultaneamente (entre 1942 e 1943), e a residência de Juscelino Kubitschek (1945), atual Casa Kubitschek, além do espelho d’água da Lagoa da Pampulha. Estas edificações modernistas foram concebidas pelo arquiteto Oscar Niemeyer no início de sua carreira e foram complementadas com trabalhos de Cândido Portinari, Alfredo Ceschiatti, Augusto Zamoyski, Paulo Werneck e José Alves Pedrosa, além de tratamento paisagístico concebido por Roberto Burle Marx.

Saiba mais...

A Belotur

A Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte – Belotur - é o órgão responsável pela promoção e divulgação do turismo da capital mineira.

Vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento, tem por finalidade executar o Plano Municipal de Turismo de Belo Horizonte, exercendo a supervisão, coordenação e direção de todas as atividades inerentes ao desenvolvimento do turismo, lazer e serviços afins.

A empresa tem a missão de qualificar e promover Belo Horizonte como cidade receptiva e destino de atividades turísticas, em especial de eventos e negócios, de lazer e culturais.

A Belotur tem como premissa fundamental o respeito à comunidade na qual está inserida, aos turistas que visitam Belo Horizonte, aos colaboradores, parceiros e demais representantes da cadeia produtiva do setor turístico.

O negócio da empresa é realizar, em coordenação com os diversos segmentos e entidades do turismo, ações de planejamento e implementação de programas, projetos e iniciativas para o desenvolvimento de atividades turísticas em Belo Horizonte.

Parceiros